Cientistas japoneses criaram uma maneira das imagens holográficas serem sentidas na palma da mão.
Os pesquisadores da terra do Sol nascente uniram a tecnologia do Nintendo Wii a um sistema de ultrassom que imita a sensação de toque real para imagens que flutuam no ar.
O projeto foi apresentando na 36ª Siggraph, conferência internacional de computação gráfica e técnicas interativas, em Nova Orleans, Estados Unidos. Ele é liderado por Hiroyuki Shinoda, da Universidade de Tóquio.
Criar a sensação de gotas de chuva holográfica caindo na palma da mão começa com um display chamado “Holo”, que utiliza espelhos côncavos para projetar objetos que parecem flutuar a 30 cm da superfície. Já a sensação de toque em si vem do Airborne Ultrasound Tactile Display, que emite um ultrassom chamado pressão de radiação acústica. Quando o fluxo do ultrassom é interrompido, por exemplo, por uma mão abaixo da imagem, o display cria um campo de pressão sobre o objeto que causou a interferência.
Já a manipulação dos hologramas é feita graças ao Wiimote, da Nintendo. Com sua câmera infravermelha, ele localiza a posição exata da mão do usuário, em um sistema de mapeamento em 3D. Isso só é possível porque um marcador fica preso no dedo médio de quem quer brincar de empurrar as imagem para cima e para baixo.
A versão apresentada na Siggraph possui 324 transdutores de ultrassom, operando na freqüência de ressonância de 40kHz. O protótipo produz vibração de 1 kHz.
É possivel projegar uma mulher pelada ? ... que fuuuuu
Simplesmente fantástico!!
Cada vez mais fico pasmado com o avanço da tecnologia, imaginem os milhares de aplicações possíveis destes ultrasons.
um abraço.
Ainda tenho minhas dúvidas com relação à isso. A câmera deveria se movimentar 180° horizontalmente em torno da imagem ( do braço do indivíduo também ) para que pudessemos ver que não é apenas uma apresentação de vídeo ao fundo.
@Fabio
Como é coisa de japa, essa tecnologia deve ter sido criada enquanto eles tentavam criar mulheres peladas.